Gaps de Habilidades e Competências

July 18, 2015

 

Gaps de Habilidades e Competências            

 

Master Coach

rilton.campos@lapidarycoaching.com.br

 

  

O mundo globalizado tem exigido uma série de ações que torne as empresas mais competitivas e as insiram num mercado cada vez mais dinâmico. Não basta apenas fazer o tradicional, énecessário utilizar as melhores práticas de gestão e estar atento as mudanças radicais impostas pelo mercado. Vivemos num mundo cada vez mais incerto e disruptivo.

 

 

O planejamento estratégico vem ganhando cada vez espaço pois, possibilita a definição de uma estratégia que levará em consideração os valores dos seus proprietários, a missão, razão maior pela qual a empresa existe e a sua visão, como a empresa deseja ser vista daqui a alguns anos, além de uma análise minuciosa de fatores internos e externos para a construção dos objetivos estratégicos que nortearão às ações para sustentação do seu crescimento e a realização dos seus lucros.

 

Uma outra ferramenta que vem sendo bastante utilizada pela empresas é o BSC - Balanced scorecard que é uma metodologia que estabelece indicadores de desempenho e metas que deverão serem  acompanhadas para assegurar o atingimento  dos seus objetivos estratégicos.

 

As duas metodologias são fantásticas e se propõe a colocar a empresa numa posição de destaque nos seus nichos de mercado. Ocorre que, na maioria das vezes, as organizações não têm conseguindo obter os resultados esperados, por um "Gap" identificado entre as habilidades e competências atuais dos seus executivos e as habilidades e competências necessárias a realização das suas metas e a consecução dos seus objetivos estratégicos.

 

Hoje vivemos uma realidade extremamente dinâmica, e as habilidades e competências técnicas não são suficientes para fazer face as demandas do dia a dia, faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades e competências adicionais. Não adianta o administrador ter todo o conhecimento técnico e não ter as habilidades para delegar, tomar decisões, desenvolver a assertividade, resolver conflitos, fazer emergir todo o potencial dos seus subordinados e promover a criação e o desenvolvimento de equipes de auto desempenho.

 

 O desenvolvimento de habilidades e competências complementares pessoais, organizacionais e de liderança irão  proporcionar o empoderamento necessário dos administradores para que eles possam atender as demandas cada vez mais exigentes do mercado e levar as suas empresas ao cumprimento de suas metas, a realização dos seus objetivos estratégicos e, consequentemente, a maximização dos seus lucros.

 

 

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